Região Norte Imprimir E-mail

Coordenação regional: FASE/PA

COFRUTA - Cooperativa dos fruticultores de Abaetetuba

A COFRUTA - Cooperativa dos fruticultores de Abaetetuba reúne 131 sócios na venda para o mercado local/regional de polpa de frutas (acerola, cajá, açaí e outras frutas de ocasião em menor escala), sementes secas e fermentadas de cupuaçu. As famílias extrativistas da Cofruta promovem regularmente o replantio de frutíferas e a recuperação de áreas degradadas onde o extrativismo é praticado. A Cooperativa obteve a certificação ecológica do açaí produzido pelo Instituto de Mercado Ecológico (IMO), da Suíça, que atesta que o fruto é manejado de modo sustentado, sem causar danos ao meio ambiente. “Isso comprova que é possível gerar renda e, ao mesmo tempo, manter a floresta intacta. O ribeirinho sabe muito como fazer isso, afinal de contas, é o espaço onde ele vive e de onde tira o sustento”, afirma Josenildo Costa da Silva o presidente da Cofruta.
A cooperativa administra uma unidade industrial de processamento de frutas com capacidade instalada de 800kg por dia. Inicialmente, a unidade teve como meta de trabalho produzir xaropes e geléia de frutas para merenda escolar de Abaetetuba e municípios vizinhos. Contudo, devido à inconstância desse mercado, a Cofruta foi obrigada a modificar a sua linha de produtos e atuar já em seus primeiros anos no mercado de polpas congeladas. Principalmente, com o fruto açaí, cuja demanda de mercado vem crescendo 100% ao ano.
Atualmente, a cooperativa vem ganhando mercado na comercialização de polpa congelada, principalmente no estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Contato:
Josenildo
Passagem Coração de Jesus nº152, Algodoal
CEP: 68440-000 Abaetetuba - Pará
Tel.: (91) 3751 4955 / 3751 1181
e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

COPPALJ - Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco Ltda.

A COPPALJ - Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco Ltda. foi fundada em 15 de abril de 1991 e nasceu do movimento de mulheres pela luta de manter o babaçu livre. Tiveram o apoio da igreja para industrializar o processo de extração e concentração do óleo de babaçu.   Atualmente contam com 147 sócios, distribuídos em oito cantinas comunitárias. Todos os trabalhadores são associados e passam por capacitações em todos os setores da cooperativa. A produção de coco é recolhida nas cantinas pelo caminhão da cooperativa de 8 em 8 dias durante a safra, e de 15 em 15 dias na entre safra. A venda no mercado nacional ainda é pequena, realizando a maior parte das vendas no mercado externo. São certificados pelo IBD (orgânicos).

Contato:
Waldernei
Rua Nova Brasília, 200 – Bairro: Nova Brasília
CEP: 65710-000 - Lago do Junco - Maranhão
Tel.: (99) 3634 1463 / 3642 2152
email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

ACS Amazônia - Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia

Fundada em 09 de agosto de 2003, a ACS Amazônia (Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia) é uma entidade civil, sem fins lucrativos que vem expandindo suas experiências e alcançando reconhecimento a nível nacional. Sua missão é “Garantir um processo de certificação diferenciado que envolva instituições, comunidades e consumidores, proporcionando a melhoria da qualidade de vida, a auto- suficiência, a soberania alimentar e a equidade social, através da valorização cultural e das relações socioambientais dos povos da Amazônia”. Envolve 8 grupos produtivos, uma feira de comercialização e um sistema participativo de garantia em agroecologia. Pertence a ANA, ao FACES e ao fórum da ecosol. Há um apego muito grande às questões ambientais, discurso e prática de conservação ambiental. As questões logísticas dificultam a comercialização nacional, muitas vezes priorizada no internacional.

Contato:
Marcos Vinicius
Tel.: (68) 9229 5515
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
site: http://67.15.172.14/~amazonli/acs-amazonia//index.php

SAPOPEMA – Sociedade dos Povos para o Eco Desenvolvimento da Amazônia

A SAPOPEMA é um instrumento econômico, que comunidades indígenas e caboclas que a fundaram ou que se agregam a ela, querem usar para construir o seu próprio desenvolvimento. É formada por 4 grupos, sendo 2 produtores de guaraná, um exportador e uma ONG. É uma sociedade entre povos, que semelhante a sapopema, se reúne numa grande árvore. Trata-se de uma reunião num único esforço de produção, comercialização e mútua cooperação para uma economia solidária que vai se construindo. Seu principal produto é o guaraná – orgânico e certificado. Priorizam o mercado internacional.

Contato:
Rivaldo Gonçalves
Av. Rodrigo Otavio, 1866 - Módulo 2 - Distrito Industrial
Manaus - AM - CEP: 69076-620
Tel.: (93) 3216 3877 / (92) 3237 1823
email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

COOMFAMA – Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Marabá

Esta cooperativa, fundada em 14 de outubro de 2002, foi criada como estratégia de estruturação da FECAT. Atualmente com 76 sócios, sede própria de uso comum com a FECAT em Marabá e uma nova estratégia priorizando o comércio local. Possui uma loja aberta ao público onde vende alguns produtos da agricultura familiar como arroz, farinha, óleo de andiroba, óleo de castanha, polpa de frutas conforme a safra. No período da safra das frutas, realiza a organização da produção diretamente direcionada para FECAT, que faz a transformação (polpa), embalagem e vende para grandes compradores do sul do país. A FECAT hoje é uma central de cooperativas e tem uma força política muito grande na região, tendo nascido da luta agrária.

Contato:
Aldençon
Endereço: Folha 28 Quadra 31 Lote 06 Bairro: Marabá
CEP: 68506-000 Marabá- Pará
Tel.: (94) 9162 8823