Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário
AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO - SCJS Imprimir E-mail

30/03/2011

Demos mais um passo importante na implementação do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário - SCJS. Durante os dias 22 e 23 de março, aconteceu em Brasília-DF a X Reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), em que foram selecionadas as entidades da sociedade civil que irão compor a Comissão Gestora Nacional do SCJS.

Esta seleção foi realizada pela Comissão Especial designada pela CNES que utilizou como critério o 5º artigo do Decreto nº 7.358, de 17 de novembro de 2010, que institui o SCJS. O referido artigo define que a comissão deve ser composta por representantes do governo e por membros da sociedade civil, sendo que:

I - Duas entidades do segmento dos empreendimentos econômicos solidários;

II - Duas entidades do segmento de apoio e fomento ao comércio justo e solidário; e

III - Duas entidades do segmento de redes de economia solidária.

Leia mais...
 
Conheça o SNCJS Imprimir E-mail

O Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário”, ou, SNCJS é um conjunto de parâmetros: conceitos, princípios, critérios, atores, instâncias de controle e gestão, organizados em uma estratégia única de afirmação e promoção do Comércio Justo e Solidário em nosso país. Organizado em um documento que mescla mecanismos de regulamentação e de fomento, o SNCJS pretende se consolidar como política pública, através da promulgação de uma lei que o institucionalize.

Leia mais...
 
Conceito do SNCJS Imprimir E-mail

O Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário é um conjunto ordenado de parâmetros que delimitam as relações comerciais, agentes e normas no âmbito do Comércio Justo e Solidário no Brasil.

Leia mais...
 
Princípios e Critérios Imprimir E-mail

Conheça os Princípios e Critérios do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário.

Leia mais...
 
Principais Atores e Parceiros Imprimir E-mail
O SNCJS é também um mecanismo de organização e articulação de distintos atores que tém relação mais ou menos direta com a prática do comércio justo e solidário em nosso país. Neste sentido, podem participar do SNCJS empreedimentos econômicos solidários de produção, comercialização e consumo, bem como entidades e redes nacionais de apoio ao tema, parceiros comerciais e organismos de avaliação de conformidade.
Leia mais...
 
Como Participar do SNCJS Imprimir E-mail

Existem duas formas de participar do SNCJS, uma vez que o mesmo comece a funcionar.

Leia mais...
 
Gestão do SNCJS Imprimir E-mail
A gestão do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário cabe à Comissão Gestora Nacional e as Comissões Gestoras Estaduais, instâncias de organização, participação e controle social.

Leia mais...